Todos os dias vemos falsas denúncias que viralizam na internet. Alguns meses atrás, um vídeo círculou nas redes sociais com a pseudo-informação de que cofres de quartos de hotéis eram inseguros. A filmagem mostrava uma pessoa trancando um cofre com a sua senha e depois tentava destravá-la com uma senha comum: 000000 (seis dígitos zero.
O portal boatos.org DESMENTIU isso. Veja o que diz o portal:
“Para chegar à solução da história é preciso entender como é o funcionamento dos cofres de hotéis. Todos os cofres têm uma senha mestre, que o abre em qualquer situação, e senhas que podem ser criadas ‘na hora’ por quem o utiliza.
Pois bem, a grande questão é que muitas marcas de cofres têm a senha 000000 como padrão. E, apesar do pedido para que a senha seja modificada, muitas vezes isso não é feito. Por isso algumas pessoas conseguem abrir os cofres em hotéis.
Mas isso significa que todos os cofres têm essa senha como mestre? É claro que não. Há marcas que têm outras sequências e também há usuários que modificam a senha padrão. Logo, é falsa a premissa de que colocando 000000 o cofre será aberto.
(Fonte: portal boatos.org – Imagem meramente ilustrativa)