Quando falamos sobre segurança em hotelaria, as principais frentes onde se pode atuar são: vigilância (com câmeras de vídeo), segurança de pertences (com cofre eletrônico nos quartos) e controle de acesso com fechaduras eletrônicas
Controle de Acesso
O controle de acesso é uma das formas mais completas e versáteis de se estabelecer uma circulação segura entre as áreas do hotel, além de garantir que somente as pessoas autorizadas entrarão em certos locais, desde um almoxarifado até o quarto do hóspede. Nos hotéis e na hotelaria em geral, este controle é feito por meio de diversos procedimentos e equipamentos desenvolvidos especificamente para este fim, como as fechaduras eletrônicas de cartão.
Fechaduras Eletrônicas
As fechaduras eletrônicas de cartão são instaladas em todas as portas do hotel em que se quer fazer um verdadeiro controle de acesso e auditoria, como quartos dos hóspedes; almoxarifado; escritórios; salas de eventos com barra antipânico; estoque; cozinha; academia; portas de correr; etc.
Quando comparamos fechaduras eletrônicas com fechaduras mecânicas, destaca-se o fato das primeiras trazerem consigo uma memória regravável e leitores, o que abre todo um universo de possibilidades para o hoteleiro, pois permite que:
- o hoteleiro determine quem pode acessar aquela porta; a que horas; quais dias; em quais condições (com a porta trancada, somente com a porta destrancada, etc), ou seja, o próprio controle de acesso;
- sejam feitas auditorias que mostram: quem abriu aquela porta; em qual dia e a que horas abriu; como abriu; no caso de abertura com cartão: quem gravou esse cartão e a que horas gravou; etc.
- um cartão perdido pode rapidamente ser desabilitado pelo sistema de controle de acesso
- o cartão do hóspede tem prazo de validade e, findada sua estadia, seu cartão não funciona mais (mas também pode ser devolvido ao hotel e regravado)
- um cartão Mifare codificado não pode ser clonado como se faz com chaves mecânicas
Sistema de Controle de Acesso
As fechaduras eletrônicas integram o chamado Sistema de Controle de Acesso e são seu principal item deste, mas este sistema também pode incluir:
- Leitores para controle de acesso em Elevadores com painéis de relés, que determinam para quais andares o hóspede pode ir
- Leitores para Catracas; Cancelas de estacionamento; Portão Automático; Portas de Acesso Público com motor ou eletroimã
Além disso, o sistema de controle de acesso também pode ser integrado com os chamados PMS. As integrações vão desde a geração do cartão do hóspede no PMS, até um controle de consumo (comandas) no hotel utilizando o cartão da fechadura. Na verdade, as possibilidades são virtualmente infinitas.
Portanto, a fechadura eletrônica torna-se fundamental não só para aumentar a segurança dos usuários e hóspedes de um estabelecimento, como também para munir o gestor ou proprietário com uma ferramenta poderosa para controlar, personalizar e auditar os acessos em todo seu empreendimento hoteleiro.